gallery/567
gallery/567
gallery/567

(48) 9111-5528

gallery/sobre
gallery/phone-802177_640

coachmarieli@gmail.com

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUISTICA UMA FÓRMULA PARA O SUCESSO!

    A Programação Neuro-Linguística ou PNL é um nova abordagem que surgiu nos EUA e muitos profissionais, pessoas de todas as áreas, para terem ainda mais sucesso em seus objetivos!

Para entendermos melhor “O que é Programação Neuro-Linguística” 

    A Programação direciona ao comportamento do ser humano é governado por um tipo de “programa mental”. Assim como abrimos o Word ou o Br.Office para escrever um texto ou rodamos o Photoshop para trabalhar com fotos ou imagens, para cada comportamento temos um programa interno.

    Assim, para lembrar-se de um acontecimento passado temos um programa, para contar uma história temos outro e assim por diante.

Neuro relaciona-se ao neurológico. Uma imagem mental pode provocar arrepios, adrenalina ou choro, ou seja, desperta no corpo e na neurologia uma dada reação.

    O Linguístico designa a linguagem verbal, mas não só, a linguagem corporal (gestos, tom de voz, movimento dos olhos) representa uma linguagem.

Programação Neuro-Lingusítica é, deste modo, uma área de estudos sobre o comportamento humano que possui pressupostos inovadores. Uma técnica da Neuro-linguísitica que ficou mundialmente conhecida foi a Terapia de Fobia em 15 minutos.

 

SURGIMENTO DA PNL

     No início dos anos 70, o futuro cofundador da PNL, Richard Bandler, estudava matemática na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz. No princípio, ele passava a maior parte do seu tempo estudando computação. Inspirado por um amigo de família que conhecia vários dos terapeutas inovadores da época, ele resolveu cursar psicologia. Após estudar cuidadosamente alguns desses famosos terapeutas, Richard descobriu que, repetindo totalmente os padrões pessoais decomportamento deles, poderia conseguir resultados positivos similares com outras pessoas. Essa descoberta se tornou a base para a abordagem inicial de PNL conhecida como Modelagem da Excelência Humana. Depois, ele encontrou outro cofundador da PNL, o dr. John Grinder, professor adjunto de linguística. A carreira de John Grinder era tão singular quanto a de Richard. Sua capacidadepara aprender línguas rapidamente, adquirir sotaques e assimilar comportamentos tinha sido aprimorada na Força Especial do Exército Americano na Europa nos anos 60 e depois quando membro dos serviços de inteligência em operação na Europa. O interesse de John pela psicologia alinhava-se com o objetivo básico da linguística - revelar a gramática oculta de pensamento e ação.

    Descobrindo a semelhança de seus interesses, eles decidiram combinar os respectivos conhecimentos de computação e linguística, junto com a habilidade para copiar comportamentos não verbais, com o intuito de desenvolver uma "linguagem de mudança".

No começo, nas noites de terça-feira, Richard Bandler conduzia um grupo de terapia Gestalt formado por estudantes e membros da comunidade local. Ele usava como modelo o seu fundador iconoclasta, o psiquiatra alemão Fritz Perls. Para imitar o dr. Perls, Richard chegou a deixar crescer a barba, fumar um cigarro atrás do outro e falar inglês com sotaque alemão. Nas noites de quinta-feira, Grinder conduzia um outro grupo usando os modelos verbais e não verbais do dr. Perls que vira e ouvira Richard usar na terça. Sistematicamente, eles começaram a omitir o que achavam ser comportamentos irrelevantes (o sotaque alemão, o hábito de fumar) até descobrirem a essência das técnicas de Perl - o que fazia Perls ser diferente de outros terapeutas menos eficazes. Haviam iniciado a disciplina de Modelagem da Excelência Humana.

    Encorajados por seus sucessos, eles passaram a estudar um dos grandes fundadores da terapia de família, Virginia Satir, e o filósofo inovador e pensador de sistemas, Gregory Bateson. Richard reuniu suas constatações originais na sua tese de mestrado, publicada mais tarde como o primeiro volume do livro The Structure of Magic (A Estrutura da Magia). Bandler e Grinder tinham se tornado uma equipe, e as suas pesquisas continuaram a ser feitas com determinação.